Não estou aprendendo!

Aprender algo novo demanda uma série de fatores, que podem ser externos ou internos. Quando procuramos um lugar para aprender um novo idioma, sempre temos em mente aspectos como: professores qualificados, ambiente agradável, método de preferência, bons materiais, preços justos. Mas, frequentemente, esquecemos que nada disso adianta se não tivermos o mais importante: atenção. Neste texto, explicarei um pouco sobre qual a nossa responsabilidade no processo de aprendizagem.

Aprender requer três fatores essenciais: tempo, energia e concentração. A falha de um desses pontos pode prejudicar o processo e tornar o desenvolvimento mais lento. Precisamos entender que, ao sentar para estudar, um ambiente calmo, organizado, sem distrações, é ideal para que nossa concentração não seja afetada. Além disso, uma rotina de estudos ajuda o nosso organismo a entender a importância do conhecimento que estamos recebendo através dos estudos. Para que essa rotina seja eficiente, precisamos entender alguns pontos:

  • Estabeleça horários para estudar, além dos horários de aula. Seu corpo estará preparado para isso uma vez que o hábito for criado.
  • Na hora de escolher os horários para estudar, não escolha horários em que você esteja muito cansado ou que existam possíveis distrações ao seu redor.
  • Organize seu espaço e tenha tudo que precisa ao seu alcance.
  • Alimente-se bem e durma bem.

Além disso, algumas atitudes podem te ajudar a melhorar seu desempenho durante as aulas. Separe um dia da semana diferente dos dias em que tem aula para fazer sua lição de casa, inclua esse dia na sua rotina de estudos. Isso ajudará seu cerébro a entender que aquelas informações que você recebeu durante a aula são relevantes e que você precisará delas futuramente. É sua forma de colocar o conteúdo em prática para que seu cérebro armazene tudo aquilo na gaveta de memórias importantes. Na próxima aula ficará mais fácil de lembrar o conteúdo anterior!